:

  • Turista É Multado Após Tocar Em Filhote De Bisão


  • Animal foi sacrificado após ser rejeitado pela manada.

Em 20 de maio, Clifford Walters, um cidadão norte-americano residente na ilha do Havaí, estava visitando o Parque Nacional de Yellowstone, localizado no estado de Wyoming (EUA).

Durante sua visita, ele testemunhou um filhote de bisão preso em um rio, após ter se separado de sua mãe durante a travessia do rebanho.

Preocupado com a situação do animal, que não conseguia sair da água e alcançar a terra firme, Walters decidiu agir. Ele se aproximou do filhote e o empurrou para ajudá-lo a sair do rio e se reunir com o rebanho.

Frequentemente os bisões rejeitam os indivíduos que interagem com humanos, e foi isso que aconteceu com o filhote que Walters tirou da água.

No entanto, as regras do parque exigem que os visitantes mantenham uma distância de 23 metros de bisões, alces e veados.

Caso encontrem ursos e lobos, a distância mínima recomendada é de 91 metros. A equipe do parque tentou reintegrar o filhote ao rebanho, porém, os esforços foram em vão.

Qualquer bisão, mmesmo que filhote, é rejeitado por seu rebanho se interagir com humanos — Imagem: reprodução

Como resultado, o animal foi abandonado pelo restante do grupo e corria o risco de se aproximar de veículos e visitantes no parque.

Diante dessa situação, a administração do parque tomou a decisão de sacrificar o filhote. Posteriormente, Clifford Walters foi levado à Justiça e se declarou culpado por alimentar, tocar, provocar ou perturbar intencionalmente a vida selvagem.

Como pena, ele foi condenado a pagar uma multa de US$ 500 (cerca de R$ 2.500) e cumprir serviço comunitário. Além disso, Walters também foi responsabilizado pelos custos relacionados ao processo.